Vírus Onírico


29/05/2009


Gazeta Mercantil

Infelizmente, o que todos achavam que seria impossível e absurdo, pode vir a acontecer: o fechamento (e não é da edição) do jornal Gazeta Mercantil. Depois de 90 anos em circulação, dívidas e má gestão podem levar o jornal ao seu final. É uma pena. Tantos profissionais de gabarito passaram por lá. Tantos iniciaram sua carreira por lá. Tantos se tornaram excelentes jornalistas. Tantos profissionais se projetaram. O pessoal da arte, que faz os bicos de pena que fizeram história. Tantos diagramadores que montavam (literalmente) o jornal antes da era digital. Tantos o fazem agora. É uma pena. Só nos resta torcer para que esse gigante do jornalismo econômico brasileiro não afunde de vez. Rezemos, pois.

Escrito por Nika às 12h31
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Elza, a Garota

Terminei ontem o livro "Elza, a Garota", do jornalista Sergio Rodrigues. É uma mistura de romance com fatos reais. O livro é a história de Elvira Cupelo, de codinome Elza Fernandes (16 anos), que foi morta por seus companheiros de PCB na década de 30, logo após a fracassada tentativa de golpe comandada por Luis Carlos Prestes. A mistura de romance e realidade fez com que o livro ficasse apetitoso. A pesquisa sobre os fatos reais não foi muito profunda, mas nos dá uma idéia de como foram aqueles anos do início do partido comunista no Brasil. O final intrigante, deixa o livro com gosto de quero mais. Uma leitura indispensável.

Tenho dito!

 

Escrito por Nika às 01h32
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

26/05/2009


Maioridade penal

Sempre fui a favor da maioridade penal. Afinal, em um país no qual o jovem de 16 anos já está capacitado para escolher seus representantes no governo, o jovem também está capacitado para arcar com as consequências daquilo que faz. Acredito até, que essa maioridade penal deveria ser para jovens a partir dos 14 anos. Nas demais idades, conforme a gravidade do crime cometido, caberia a um ou mais juizes, decidirem se o menor tem ou não noção do certo ou errado. Temos um caso recente da criança de oito anos que foi assassinada em São Carlos, interior de São Paulo. Um menor, de 17 anos, assumiu o homicídio. O que irá acontecer com ele? Irá para uma instituição, que mudou de nome mas para mim continua com a mesma estrutura da antiga Febem, e quando se tornar maior de idade estará solto nas ruas outra vez. Me pergunto: onde está a justiça? Ele teve a capacidade de se envolver com outros bandidos, invadir um condomínio fechado, invadir uma residência e, de forma gratuita, matar uma criança inocente. Por que ele não estaria apto também a ser julgado como um maior de idade? Há certas incongruências neste país que me deixam tonta. Também fica mais ou menos claro para mim que ele assumiu a culpa do disparo justamente em função de sua pena leve. Por várias vezes já vimos isso acontecer. Isso incute na cabeça dos jovens que se você ainda não tem 18 anos, pode fazer o que quiser que as consequências dos seus atos serão leves. Isso, para mim, é mais do que absurdo. Você não acha??

Tenho dito!

Escrito por Nika às 23h45
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Um bom papo é fundamental!

Não há nada melhor do que um bom papo entre amigos. E quando eles o são de longa data, a coisa fica melhor ainda, pois a conversa é repleta de boas recordações. Não há nada melhor do que compartilhar idéias. Melhor ainda é quando essas idéias são conflitantes. Isso faz com que questionemos mais as coisas da vida. Quando a conversa é boa, as horas passam e você fica com raiva, pois os compromissos chegam e a hora de dormir também. Mas o que resulta disso, é muito gratificante. Adoro uma conversa inteligente salpicada de assuntos hilariantes. Dar risada é muito bom. Quanto as recordações, bom...dependendo do que sejam, você percebe que o tempo está passando. Aqueles que conhecemos quando ainda eram crianças, já são homens e mulheres feitos. Você percebe que agora, ELES têm a vida toda pela frente, como dizia pra mim, o grande amigo Renato, quando eu era mais novinha. Nós, os que ficaram mais velhos, temos somente o RESTO de nossas vidas pela frente...rs...É a evolução. Bom, resumindo: é muito bom ter amigos!

Tenho dito!

Escrito por Nika às 05h09
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Perfil



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, Mulher, de 36 a 45 anos, Portuguese, Spanish, Livros, Música

Histórico